Search
  • jailsealvarenga

O que é estrangeirismo?



A nossa língua portuguesa é muito rica e dinâmica. É impossível saber ao certo quantas palavras existem, mas a estimativa é de mais de 600 mil. E esse número é crescente.

Palavras são criadas quase que diariamente, principalmente na área de tecnologia. Há algumas décadas, não existiam palavras como computador, internet, sustentabilidade e nem mesmo adoçante ou reciclagem.

E, como se não bastasse esse aumento de palavras novas, acontecem também os estrangeirismos. O que vem a ser isso? Estrangeirismo nada mais é do que a introdução de palavras vindas de outros idiomas para a nossa língua. Essas palavras estrangeiras acabam incorporando-se ao Português, justamente por serem bastante utilizadas.

Esse processo linguístico surge da necessidade de renovação da língua.

Abaixo, alguns exemplos de estrangeirismo.

- do inglês: jeans, designer, shopping center, lockdown, hot dog, home office, backup, blog

- do francês: croissant, réveillon, gourmet, ballet, champignon, fondue

- do latim: campus, corpus, item, vide

- do italiano: cappuccino, carpaccio, paparazzi

- do japonês: sushi, jiu-jitsu, karaokê


Há outras palavras que, de tanto serem utilizadas, acabam não só incorporadas, mas de fato aportuguesadas. Dentre elas, podemos destacar: recorde, abajur, deletar, ateliê, bife, espaguete, futebol, sanduíche, dentre tantas outras.

Nem sempre o estrangeirismo é visto com bons olhos, mas o fato é que ele acaba auxiliando na comunicação de nosso cotidiano.


6 views0 comments

Recent Posts

See All