Search
  • jailsealvarenga

Matar cachorro a grito



A antiga expressão “matar cachorro a grito” é muito utilizada, mas poucos sabem sobre a sua origem e seu significado.

Para entender melhor a origem, é importante conhecermos a respeito da audição canina, já que ela fica numa frequência diferente da nossa, ou seja, ela é muito mais poderosa e aguçada. Podemos dizer que os cachorros ouvem sons inaudíveis aos ouvidos humanos.

Os cachorros chegam a captar vibrações entre 15 e 40 mil hertz, enquanto a gente capta entre 20 e 20 mil hertz.

Ocorre que, a partir de 20 mil hertz, quando o homem não mais consegue detectar o som, ele passa a ser um incômodo para os cães. É por isso que barulhos altos são profundamente desconfortáveis para eles. Um bom exemplo são fogos de artifício. Já reparou como quase a totalidade dos cães fica agitado e amedrontado com o barulho dos fogos?

Um som extremamente estridente pode causar tamanho desespero num cão a ponto de ele ficar desorientado e até se jogar contra uma parede, podendo provocar sua morte.

Agora fica mais fácil entender o significado da expressão. Ela é utilizada para apontar alguém que está desesperado por algo, numa situação de extrema dificuldade e necessidade, a ponto de fazer qualquer coisa. E a pessoa não dispõe de mais nada, de nenhum outro artifício, a não ser matar cachorro a grito!

10 views0 comments

Recent Posts

See All