Search
  • jailsealvarenga



Hoje comemora-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 2019.

A Língua Portuguesa é uma das mais difundidas no mundo, tendo mais de 265 milhões de falantes espalhados pelos 5 continentes, além de ser a língua mais falada no hemisfério sul.

A Língua Portuguesa é a língua oficial de 9 países, sendo que, em cada um deles, apresenta variações de pronúncia, vocabulário e gramática. São eles:

  • Angola

  • Brasil

  • Cabo Verde

  • Guiné-Bissau

  • Guiné Equatorial

  • Moçambique

  • Portugal

  • São Tomé e Príncipe

  • Timor-Leste


No território de Macau, na China, também se fala o português, já que lá há duas línguas oficiais: o chinês e o português.

O Brasil, bem como todos os outros países em que o idioma oficial é a Língua Portuguesa, pertencem à Comunidade

dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que é uma organização internacional formada por países lusófonos, e que tem por meta o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre seus membros.


Viva a nossa Língua Portuguesa!

4 views0 comments
  • jailsealvarenga


A antiga expressão “matar cachorro a grito” é muito utilizada, mas poucos sabem sobre a sua origem e seu significado.

Para entender melhor a origem, é importante conhecermos a respeito da audição canina, já que ela fica numa frequência diferente da nossa, ou seja, ela é muito mais poderosa e aguçada. Podemos dizer que os cachorros ouvem sons inaudíveis aos ouvidos humanos.

Os cachorros chegam a captar vibrações entre 15 e 40 mil hertz, enquanto a gente capta entre 20 e 20 mil hertz.

Ocorre que, a partir de 20 mil hertz, quando o homem não mais consegue detectar o som, ele passa a ser um incômodo para os cães. É por isso que barulhos altos são profundamente desconfortáveis para eles. Um bom exemplo são fogos de artifício. Já reparou como quase a totalidade dos cães fica agitado e amedrontado com o barulho dos fogos?

Um som extremamente estridente pode causar tamanho desespero num cão a ponto de ele ficar desorientado e até se jogar contra uma parede, podendo provocar sua morte.

Agora fica mais fácil entender o significado da expressão. Ela é utilizada para apontar alguém que está desesperado por algo, numa situação de extrema dificuldade e necessidade, a ponto de fazer qualquer coisa. E a pessoa não dispõe de mais nada, de nenhum outro artifício, a não ser matar cachorro a grito!

10 views0 comments
  • jailsealvarenga


A expressão ‘lágrimas de crocodilo’ é muito utilizada no dia a dia, mas boa parte das pessoas não sabe sua origem.


Usa-se este termo para demonstrar falsidade de sentimentos, falta de sinceridade, uma falsa demonstração de emoção, em suma, fingimento mesmo.


E de onde surgiu? Quando os crocodilos mastigam suas presas, a mandíbula comprime as glândulas lacrimais, fazendo com que eles lacrimejem. Mas essas lágrimas não representam nenhuma emoção: são apenas um reflexo do movimento da mandíbula.


E foi desta forma que a expressão ‘lágrimas de crocodilo’ ficou tão popular ao caracterizar falta de sentimento. Quando dizemos que alguém está chorando lágrimas de crocodilo, é que ela está sendo hipócrita, fingindo um sentimento de tristeza que não existe.


E não é uma exclusividade da nossa língua portuguesa. É utilizada também em outros idiomas. Em francês, diz-se ‘larme de crocodile’; em inglês, ‘crocodile tears’.

15 views0 comments